sábado, 27 de março de 2010

Dia Mundial do Teatro

27 de Março

A data marca o início das temporadas internacionais no Teatro das Nações, em Paris. Sua comemoração foi estabelecida em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, órgão ligado à Unesco.

O teatro originou-se nas danças ritualísticas das sociedades primitivas. Por volta do século V a.C., passou a representar lendas relativas a deuses e heróis, tendo florescido em diversas partes do mundo, como Índia, Egito, Grécia e China.

Iniciadas pelos jesuítas, durante o século XVI, as produções brasileiras ganharam impulso somente depois da Independência, em 1822. Então, seguiram-se a fase romântica, com foco na literatura cotidiana e histórica do país, e a realista, recheada de humor e sarcasmo na crítica à elite.

Nos anos 40, artistas do leste europeu refugiaram-se no país, introduzindo o método de Stanislávski no Rio de Janeiro. A montagem de Ziembinski para "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, em 1943, transformou o papel do diretor de teatro no Brasil. As marcações, coreografias e o casamento entre iluminação e cenário originaram efeitos cênicos que se sobrepunham aos atores.

As questões sociais destacaram-se nas peças brasileiras a partir da década de 50, até que veio o regime militar (1964-1985) e apenas textos mais metafóricos conseguiram burlar a censura.

Após este período, o teatro sofreu influência do pós-modernismo, com ironias sofisticadas e concepções ousadas. Nos anos 90, as encenações mostraram tendências à visualidade e o retorno gradativo à palavra, por meio de montagens de textos clássicos.

Hoje o experimentalismo alcança sucesso de público e crítica, com espetáculos encenados em hospitais, cadeias, banheiros públicos, galpões e edifícios abandonados. A técnica circense também é adotada por vários grupos.


Hoje à noite, eu liguei para minha mãe. Uma cearense, poeta, artista plástica, socióloga. Apesar de todas as nossas diferenças tenho orgulho dela, pois todo meu culturalismo eu devo a ela. Fui criada dentro de teatro, fui criada com poetas, escritores, artistas...

E me lembro de uma infância maravilhosa dentro do teatro Amazonas, onde eu me apresentei uma vez, pois fiz balé com o professor Rezendes. E nesse trato maravilho tenho lembranças incríveis eu hoje tenho muita saudades, pois foram momentos felizes que vivi com minha mãe Norma Colares!



Mãe te amo incondicionalmente!



Mãe apesar de estarmos distantes, não precisamos ser ausentes na vida uma da outra!




Nenhum comentário:

Postar um comentário